Saltar para o conteúdo
Vida

Estudantes do Politécnico de Setúbal integram iniciativa internacionalProjeto visa a simulação da gestão de negócios em ambiente multicultural

Duas equipas compostas por três estudantes da Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Setúbal (ESCE/IPS) participaram em diferentes “Business Weeks”. Uma das equipas integrou a competição que decorreu na Bélgica, de 07 a 11 de março, e a outra equipa viajou até à Alemanha para participar no evento, na semana de 14 a 18 de março.

3 min de leitura
Estudantes do Politécnico de Setúbal integram iniciativa internacional Projeto visa a simulação da gestão de negócios em ambiente multicultural

Por Jornal Rostos

Na Bélgica a iniciativa teve lugar na University Colleges Leuven-Limburg (UCLL), contando com a participação de estudantes e professores de 7 instituições de ensino superior europeias de países como a Bélgica, Dinamarca, Holanda, Letónia, Polónia, Portugal e Reino Unido.

Os estudantes da ESCE/IPS, João Rafael, Maria Madalena Ribeiro e Rui Rodrigues tiveram a oportunidade de integrar grupos de trabalho constituídos por estudantes de outros países. O desafio consistiu em gerir uma empresa do mercado das novas tecnologias (smartphones), o que implicou a tomada de decisões na área financeira, do marketing, da gestão de recursos humanos, da escolha de investimentos e da produção. Os estudantes da ESCE/IPS integraram os grupos e trabalho que após a competição ficaram classificados em primeiro, quarto e quinto lugar.

De acordo com Maria Madalena, estudante da ESCE/IPS, este evento trouxe excelentes vantagens como “o facto de podermos treinar o nosso inglês e de podermos comparar os diferentes métodos de ensino/aprendizagem dos outros países com o método de ensino em Portugal.” Referindo ainda que esta iniciativa revelou-se “uma semana cheia de enriquecimento, a nível académico, mas principalmente a nível pessoal, foi uma experiência que sem dúvida nos vai acompanhar nas nossas vidas”.

Por seu turno, a outra equipa de estudantes da ESCE/IPS, composta por Ana Catarina Martins, Fábio Pereira e Mónica Tomás, viajou até à Alemanha, onde na Hochshule Kaiserlautern University of Applied Sciences disputou a “Business Week” com mais 50 estudantes de países como a Alemanha, Bélgica, Holanda, República Checa, Polónia, Letónia, Portugal e Dinamarca.

Organizados em equipas constituídas por participantes de diferentes nacionalidades, os estudantes simularam a gestão de uma empresa de fotocopiadoras, o que envolveu tomadas de decisão em seis áreas departamentais da empresa, designadamente vendas, I&D, compras, produção, recursos humanos, finanças e contabilidade. Após a competição as equipas que integraram estudantes da ESCE/IPS ficaram na segunda, quarta e quinta posição.

Fábio Pereira, estudante da ESCE/IPS, refere que esta iniciativa “foi de facto uma experiência bastante enriquecedora quer em termos académicos quer sociais”, o que possibilitou “melhorar a perceção de como a internacionalização do ensino funciona, assim como melhorar a nossa capacidade de perceber como a gestão das organizações opera e também o impacto das nossas decisões no complexo ambiente organizacional”.

A atual rede de “International Business Weeks” compreende um total de 16 semanas de gestão, sendo que a ESCE/IPS tem procurado participar anualmente em 2 destas semanas, realizando também uma “Business Week” em Setúbal. Desta forma, a ESCE/IPS procura contribuir para a crescente internacionalização e mobilidade do Instituto Politécnico de Setúbal.

Publicidade

Notícias relacionadas

Publicidade

Notícias por secção