Politécnico de Setúbal promove encontro da Associação Ibero Americana de Instituições de Ensino de EngenhariaMais de 80 docentes, estudantes e profissionais de vários países debatem a qualidade do ensino de engenharia

Por Jornal Rostos
Em debate estiveram diferentes temáticas de grande relevância para o ensino da engenharia, com destaque para a "Garantia da Qualidade nas Formações de Engenharia" e a "Aprendizagem Ativa na Educação em Engenharia".
De acordo com o Presidente do IPS, Prof. Doutor Pedro Dominguinhos, existem vários desafios, em especial na conjugação do rigor científico com métodos de ensino que promovam o sucesso académico, pelo que “este encontro foi crucial porque reuniu diferentes perspetivas de âmbito internacional e também porque a engenharia no nosso contexto representa cerca de 45% dos estudantes e são um ativo fundamental até pela região em que nos inserimos, extremamente industrial”.
O programa contou com visitas aos laboratórios das Escolas Superiores de Tecnologia do IPS e várias sessões de trabalho e de networking, com vista à melhoria contínua da qualidade e estrutura das formações e dos métodos de ensino/aprendizagem, para que sejam mais dinâmicos, interativos e reforcem a ligação ao tecido empresarial.
Destas atividades resultou a apresentação de “diferentes perspetivas sobre a problemática da qualidade nas formações de engenharia e de experiências diferenciadas no que diz respeito à aprendizagem ativa, o que suscitou elevado interesse por parte dos participantes”, realça o Prof. Doutor Armando Pires, docente do IPS e representante do Instituto na ASIBEI. O docente sublinhou igualmente a necessidade de reforçar “a mobilidade académica entre os membros da ASIBEI, havendo para isso que aumentar a capacidade de financiamento através da concretização de projetos”. Ainda de acordo com o Prof. Doutor Armando Pires, esta semana de trabalho materializou-se “numa excelente iniciativa do IPS, quer do ponto de vista técnico-científico-pedagógico, quer do ponto de vista promocional”.
Durante a iniciativa foram também celebrados Convénios entre o IPS e as instituições da ASIBEI, nomeadamente dois acordos de cooperação com a Escuela Politécnica Nacional-Equador e a Universidad Central del Ecuador; e sete cartas de intenções com a Universidad de las Fuerzas Armadas do Equador, a Universidad Nacional de Colombia, a Universidad Tecnológica Nacional e a Universidad Nacional de San Luís da Argentina, o Instituto Militar de Engenharia do Brasil, a Universidad Arturo Prat do Chile e a Universidad Santiago de Chile.
Estes convénios e as cartas de intenção constituem-se num importante passo para a cooperação entre o IPS e as Instituições parceiras da ASIBEI.














