Saltar para o conteúdo
Vida

Aula de Desporto Dá Início ao Ano Lectivo

A Universidade da Terceira Idade do Barreiro (UTIB) aproveitou o Dia Nacional do Idoso (28 de Outubro) para dar inicio ao segundo ano de actividades, com uma aula aberta de desporto, que cativou os muitos alunos presentes no auditório da Biblioteca Municipal.
3 min de leitura

Por Catarina Simão

Técnico e teórico na área do Desporto, José Esteves, de 84 anos, defendeu o investimento do dinheiro publico na formação física e intelectual da juventude, em detrimento do financiamento de novos estádios. Durante a aula aberta, José Esteves incentivou a população idosa para a pratica de desporto, sem esquecer que na UTIB os alunos podem praticar regularmente actividades desportivas.
Esta iniciativa marcou o inicio de mais um ano da UTIB. A julgar pelo sucesso do seu primeiro ano de existência, que contou com cerca de 260 alunos, as previsões para mais um ano lectivo são bastante promissoras, tendo o número de inscritos aumentado para o dobro. Emídio Xavier, Presidente da Câmara Municipal do Barreiro (CMB), esteve presente neste primeiro dia de aulas e constatou que “as pessoas ‘menos jovens’ estão sedentas de saber e de conviver”. Visto que “este projecto vale a pena”, o vereador responsável pelo pelouro da Educação, Amílcar Romano, afirmou a intenção de o reforçar: “não temos dúvidas que, num período de 3 a 4 anos, a UTIB se irá aperfeiçoar e funcionar em todas as suas vertentes”.
O sucesso deste projecto incentivou a autarquia a aumentar as áreas de estudo, como foi o caso de Sociologia do Quotidiano, História de Portugal, O Amor na Literatura Portuguesa, Pintura em Azulejo, Artes Decorativas e Desenho. Esta oferta pode ser ainda mais enriquecida ao longo do ano.
Para todas estas iniciativas, e dado o aumento do número de alunos, os iniciais cerca de 20 formadores voluntários não são suficientes, pelo que os interessados em colaborar neste projecto podem dirigir-se ao Sector de Educação da CMB.
As inscrições na Universidade da Terceira Idade do Barreiro podem ser feitas nos Pavilhões da CMB, na Rua Miguel Bombarda, junto à Misericórdia do barreiro, até dia 30 de Outubro.

No ano lectivo 2003/2004 vão ser leccionadas as seguintes disciplinas nos locais referidos:

Natação - Piscina Municipal
Cultura Portuguesa - Escola Secundária de Santo André
O Amor na Literatura Portuguesa- Auditório da Biblioteca Municipal
História de Portugal - Escola Secundária Alfredo da Silva
História da Azulejaria Portuguesa - Escola Secundária de Stº António
Sociologia do Quotidiano - Escola Secundária Alfredo da Silva
Desenho - Escola Secundária Alfredo da Silva
Pintura em Azulejo do Séc. XVII - Escola Secundária de Santo André
Informática - Centro de Formação de Professores do Barreiro
Geografia - Escola Secundária dos Casquilhos
Inglês - Escola Secundária Augusto Cabrita
Francês - Escola Secundária Augusto Cabrita
Italiano - Escola Secundária Augusto Cabrita
Ginastica de Manutenção – Grupo Desportivo Ferroviários do barreiro e GimnoParque
Jardinagem – Escola 2/3 P. Abílio Mendes e Parque da Cidade (hortas pedagógicas)
Coro – Biblioteca Municipal

Publicidade

Notícias relacionadas

Publicidade

Notícias por secção