Aula de Desporto Dá Início ao Ano Lectivo
Por Catarina Simão
Técnico e teórico na área do Desporto, José Esteves, de 84 anos, defendeu o investimento do dinheiro publico na formação física e intelectual da juventude, em detrimento do financiamento de novos estádios. Durante a aula aberta, José Esteves incentivou a população idosa para a pratica de desporto, sem esquecer que na UTIB os alunos podem praticar regularmente actividades desportivas.
Esta iniciativa marcou o inicio de mais um ano da UTIB. A julgar pelo sucesso do seu primeiro ano de existência, que contou com cerca de 260 alunos, as previsões para mais um ano lectivo são bastante promissoras, tendo o número de inscritos aumentado para o dobro. Emídio Xavier, Presidente da Câmara Municipal do Barreiro (CMB), esteve presente neste primeiro dia de aulas e constatou que “as pessoas ‘menos jovens’ estão sedentas de saber e de conviver”. Visto que “este projecto vale a pena”, o vereador responsável pelo pelouro da Educação, Amílcar Romano, afirmou a intenção de o reforçar: “não temos dúvidas que, num período de 3 a 4 anos, a UTIB se irá aperfeiçoar e funcionar em todas as suas vertentes”.
O sucesso deste projecto incentivou a autarquia a aumentar as áreas de estudo, como foi o caso de Sociologia do Quotidiano, História de Portugal, O Amor na Literatura Portuguesa, Pintura em Azulejo, Artes Decorativas e Desenho. Esta oferta pode ser ainda mais enriquecida ao longo do ano.
Para todas estas iniciativas, e dado o aumento do número de alunos, os iniciais cerca de 20 formadores voluntários não são suficientes, pelo que os interessados em colaborar neste projecto podem dirigir-se ao Sector de Educação da CMB.
As inscrições na Universidade da Terceira Idade do Barreiro podem ser feitas nos Pavilhões da CMB, na Rua Miguel Bombarda, junto à Misericórdia do barreiro, até dia 30 de Outubro.
No ano lectivo 2003/2004 vão ser leccionadas as seguintes disciplinas nos locais referidos:
Natação - Piscina Municipal
Cultura Portuguesa - Escola Secundária de Santo André
O Amor na Literatura Portuguesa- Auditório da Biblioteca Municipal
História de Portugal - Escola Secundária Alfredo da Silva
História da Azulejaria Portuguesa - Escola Secundária de Stº António
Sociologia do Quotidiano - Escola Secundária Alfredo da Silva
Desenho - Escola Secundária Alfredo da Silva
Pintura em Azulejo do Séc. XVII - Escola Secundária de Santo André
Informática - Centro de Formação de Professores do Barreiro
Geografia - Escola Secundária dos Casquilhos
Inglês - Escola Secundária Augusto Cabrita
Francês - Escola Secundária Augusto Cabrita
Italiano - Escola Secundária Augusto Cabrita
Ginastica de Manutenção – Grupo Desportivo Ferroviários do barreiro e GimnoParque
Jardinagem – Escola 2/3 P. Abílio Mendes e Parque da Cidade (hortas pedagógicas)
Coro – Biblioteca Municipal














