Universidade Politécnica de Setúbal Integra resposta nacional à escassez de professores com 85 vagas para profissionalização
A Universidade Politécnica de Setúbal (UNIPS) é uma das quatro instituições de Ensino Superior a disponibilizar vagas para cursos de Profissionalização em Serviço, no âmbito de uma medida governamental para responder à escassez de professores/as e ao envelhecimento do corpo docente em Portugal.

Por Jornal Rostos
A formação, com início em novembro, na Escola Superior de Educação (ESE/UNIPS), destina-se a professores/as detentores/as de apenas habilitação própria para a docência, sendo a sua frequência integralmente suportada pelo Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI), no âmbito de uma contratualização anunciada no início da semana.
Das 1.036 vagas disponibilizadas a nível nacional, num investimento de cerca de 5,5 milhões de euros, 85 são atribuídas à UNIPS, distribuindo-se as restantes pela Universidade Aberta, Universidade de Lisboa e Universidade Politécnica de Beja.
A medida assume especial relevância para professores/as que ingressaram nos quadros através dos concursos externos extraordinários e que aguardam a obtenção da qualificação profissional, necessária para consolidarem a sua integração na carreira docente.
No caso da UNIPS, a formação abrange sobretudo docentes de escolas do distrito de Setúbal, mas também da região da Grande Lisboa, territórios onde a escassez de docentes atinge um patamar crítico. Os cursos têm a duração de dois anos para os/as professores/as com menos de cinco anos de serviço, e de um ano no caso de docentes com mais de cinco anos de serviço, reconhecendo assim a experiência profissional já adquirida ao longo do seu percurso nas escolas.
Para Pedro Felício, diretor da ESE/UNIPS, escola com longa tradição na formação inicial e contínua de educadores/as e professores/as, a Profissionalização em Serviço “assume uma relevância estratégica no contexto da educação portuguesa, ao constituir uma resposta qualificada às necessidades de regularização profissional de docentes que já exercem funções”.
Assumindo “um papel de referência na qualificação dos profissionais da educação e na produção de conhecimento neste domínio”, a ESE/UNIPS reforça assim, através desta formação, a “sua missão institucional de formação de profissionais qualificados, comprometidos com a inovação pedagógica, a inclusão, a justiça social e o desenvolvimento sustentável da nossa sociedade”, conclui o responsável.














