Mota AmaralNa Escola Secundária dos Casquilhos

Por Jornal Rostos
Após visitar as inúmeras exposições alusivas ao 25 de Abril realizadas pelos alunos, o Presidente Mota Amaral perante uma sala cheia, agradeceu o convite e felicitou todos os alunos e professores pela iniciativa.
O Presidente recordou o tempo ditatorial vivido em Portugal e considerou a Revolução de Abril “um impulso para construir em Portugal um regime democrático, do povo para o povo”.
O Presidente da Assembleia da República explicou aos alunos como está estruturado o regime democrático em Portugal e acrescentou que “é um esquema que funciona e que nos permite resolver os problemas que vão surgindo”, contudo referiu que a democracia não é a solução imediata, mas sim um processo árduo e difícil”.
Portugal está hoje numa nova fase da sua história ao participar num projecto europeu. Mota Amaral recordou os anos em que o país esteve virado para o Império, para Ásia, Brasil e África.
Após o período colonial, “regressámos à Europa e hoje participamos no grande projecto de unidade de cidadania livre e plena”.
Por seu lado, o Presidente da Câmara Municipal, Emídio Xavier, saudou o Presidente da Assembleia da República e todos os que promoveram a iniciativa. O autarca referiu que uma das grandes vitórias de Abril “é ver a mulher como uma parceira de corpo inteiro na sociedade portuguesa”. O edil lembrou que os eleitos estão “contratados a prazo”, porque “podem deixar os cargos políticos se assim a população entender através do voto”. Uma realidade impossível antes do 25 de Abril.
A participação activa da comunidade educativa do concelho foi salientada pelo autarca e acrescentou que “os alunos participam mais do que participavam no passado e este é o primeiro sinal de que Abril vive”.
Ao longo desta semana, a escola promove diversas actividades relativas à Revolução dos Cravos, tais como debates, exposições, música e um ciclo de cinema.














