3ª Feira Pedagógica abre as portas ao público

Por Catarina Simão
Para Emídio Xavier, a Feira Pedagógica “instalou-se decididamente nos projectos da comunidade educativa do Barreiro”, já que uma maior quantidade de escolas direccionam os seus projectos para esta iniciativa e “se obrigam a desenvolver actividades e a preparar a exposição”. Com esta iniciativa, “temos a possibilidade de mostrar que as nossas escolas estão vivas e a desenvolver actividades”, referiu o edil.
Pela segunda vez a visitar a Feira Pedagógica do Barreiro, Mariana Cascais apontou a melhor distribuição do espaço, como uma das melhorias relativamente à edição do ano passado. Para a Secretária de Estado da Educação, esta exposição “mostra no que o Barreiro está a postar, com a convicção, que também é nossa, que as crianças são o futuro da nossa sociedade. O Barreiro está a crescer apostando na educação”. Para Mariana Cascais este tipo de actividades torna a escola e o ensino mais atractivos para os jovens, evitando o abandono precoce do ensino.
Maria das Mercês Borges considerou esta iniciativa como “um incentivo para a população escolar”, bem como “um saudável convívio e uma saudável competição” entre as escolas do concelho.
Para além das várias escolas do concelho, estão aqui presentes associações, instituições particulares de solidariedade social e outras entidades, sendo esperadas nesta iniciativa, cerca de 13 mil crianças e dezenas de professores. Os vários stands apresentam as actividades levadas a cabo no ultimo ano lectivo, bem como trabalhos realizados pelos alunos. O expositor da Câmara Municipal do Barreiro oferece uma exposição de instrumentos musicais, bem como uma sala dedicada ao conto. Neste espaço decorrerão sessões ininterruptas de histórias, que fazem as delícias dos mais novos.














