Saltar para o conteúdo
Vida

Formar gestores e economistas”globais”FCEE Católica adopta Bolonha já em 2006-2007

Os alunos que ingressarem no próximo ano lectivo vão já usufruir dos cursos adaptados aos princípios da Declaração de Bolonha: planos de estudos estruturados em 2 ciclos (3+2), correspondendo o 1º ciclo ao grau de Licenciado, com a duração de 3 anos; um programa com grande flexibilidade, que permite aos estudantes um intercâmbio universitário com as mais prestigiadas escolas de gestão europeias e fora da Europa (Coreia, Chile e Brasil). A internacionalização continua a ser uma aposta da FCEE, que prima por preparar os seus licenciados para o mercado de trabalho no actual contexto de globalização. As inscrições já estão a decorrer.

3 min de leitura

Por Jornal Rostos

A Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais (FCEE) da Universidade Católica Portuguesa tem já a decorrer as inscrições para o novo ano lectivo 2006-2007, no âmbito de Bolonha. As principais linhas de acção contemplam planos de estudos estruturados em dois ciclos (3+2), correspondendo o 1º ciclo ao grau de licenciado (licenciaturas em Economia e em Administração e Gestão de Empresas) - com a duração de 3 anos – sendo depois complementado com um programa curricular estruturado de forma modular segundo o sistema de créditos ECTS (sistema europeu de transferência de créditos). Este é um programa com grande flexibilidade, concebido numa perspectiva de internacionalização, proporcionando aos alunos uma forte ligação ao mundo empresarial.
Os novos planos de estudo das Licenciaturas da FCEE | Católica possibilitam aos alunos uma sólida formação de base, quer nas principais áreas da gestão e da teoria económica, quer em outras áreas relevantes como os métodos quantitativos, o direito, a ética e a sociologia. Por outro lado, visam também desenvolver nos alunos um conjunto de aptidões pessoais; capacidades para gerir o tempo eficientemente, para trabalhar em equipa, para negociar e comunicar de forma eficaz. Estas aptidões são desenvolvidas ao longo do curso nomeadamente através da utilização de modernos e estimulantes meios pedagógicos e actividades organizadas pelo Gabinete de Desenvolvimento de Carreiras e pelo Programa Liderança XXI.
A FCEE | Católica desenvolve todas as suas actividades numa perspectiva de internacionalização, indispensável para enfrentar os desafios de uma economia global. Os alunos das suas licenciaturas têm a possibilidade de realizarem um intercâmbio universitário com as mais prestigiadas escolas de gestão fora da Europa entre as quais se destacam a Korea University Business School, a Pontificia Universidad Católica de Chile e a Universidade Federal de Santa Catarina (Brasil), estando já em curso a assinatura de novos Protocolos com outras universidades internacionais.

A dimensão internacional das licenciaturas resulta igualmente do Programa de intercâmbio Sócrates/Erasmus, que proporciona uma experiência enriquecedora e a oportunidade de frequentar uma Universidade europeia de qualidade reconhecida durante um semestre. A somar a esta componente há a ressalvar o ambiente académico internacional que se vive na FCEE | Católica, dada a presença de docentes de várias nacionalidades, do elevado número de estudantes estrangeiros, dos programas e conteúdos das disciplinas estarem perfeitamente adaptados à crescente mobilidade internacional - quer de alunos quer de docentes – e ainda o elevado número de disciplinas leccionadas em inglês, particularmente no 3º ano.
Após a conclusão da licenciatura, os alunos poderão optar por iniciar uma carreira profissional ou por continuar a sua formação académica. Para responder às necessidades desses alunos, a FCEE-Católica oferece, a partir de 2007-2008, programas de mestrado inteiramente leccionados em inglês.

Saiba mais em: http://www.fcee.lisboa.ucp.pt

Publicidade

Notícias relacionadas

Publicidade

Notícias por secção