Em SetúbalESCOLHAS PORTAS ABERTAS

Por Jornal Rostos
Com esta iniciativa pretende-se dar a conhecer a intervenção que é realizada no âmbito do Projecto Opção Escola II.
De realçar, nesta iniciativa a presença do Rui Marques (Alto Comissário para a Imigração e Diálogo Intercultural), de Maria das Dores Meira (Presidente da Câmara Municipal de Setúbal) e de Eurídice Pereira (Governadora Civil de Setúbal).
O Projecto Opção Escola II, financiado pelo Programa Escolhas e Promovido pelo Agrupamento Vertical de Escolas Luísa Todi, irá desenvolver na semana de 26 a 30 de Novembro na Escola EB 2,3 Luísa Todi, a iniciativa ESCOLHAS PORTAS ABERTAS.
O projecto opção Escola 2 é Promovido pelo Agrupamento Vertical de Escolas Luísa Todi, este é composto por 9 Escolas (8 1º CEB e 1 2,3º CEB) tem um universo de cerca de 2000 alunos. As escolas do agrupamento encontram-se situadas num meio sócio-económico desfavorecido com todas as problemáticas que habitualmente podemos observar nestes territórios.
O Projecto pretende incentivar o desenvolvimento de dinâmicas internas geradoras de acções concretas com vista à promoção de um melhor ambiente formativo e educativo para as crianças e jovens que frequentam as escolas.
Tem como objectivos
1. Reforçar o Papel da escola no desenvolvimento pessoal e social das crianças e jovens, promovendo a motivação e interesse pela escola com o intuito da inclusão social
2. Promover uma maior aproximação da escola à comunidade
Para atingir estes objectivos, desenvolve diversas actividades, nomeadamente:
• Opção Encarrilar Apoio psicológico e psicopedagógico
• Profworshop. Workshops e outras acções dirigidas a professores
• Opção Professor. Serviço de Apoio ao Professor
• Actividades de Aproximação às famílias ~
• Educação Parental
• Espaço Família. Serviço de Apoio à Família
• De férias com a escola
• Centro de Inclusão Digital
• CIDFORMA - Formação em TIC certificada pela Microsoft
• Opção Voluntário Desenvolvimento de um espírito de cidadania activa
• Cidadão do Futuro - Aproximação das crianças e jovens às instituições do Estado
Tem como parceiros
• Agrupamento Vertical de Escolas Luísa Todi
• Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Básica os Pinheirinhos
• Governo Civil de Setúbal
• Câmara Municipal de Setúbal
• Comissão de Protecção de Crianças e Jovens em Risco
• Junta de Freguesia de S.Sebastião
• Junta de Freguesia da Gâmbia Pontes e Alto da Guerra
• Centro de Formação de S.Sebastião
• Escola Superior de Educação de Setúbal
• Delegação de Setúbal do Instituto Português da Juventude
• Polícia de Segurança Pública














