Escola Secundária de Bocage - Setúbal«De Olhos na Fome» ajuda a Moçambique

Por Jornal Rostos
Material escolar, incluindo manuais, brinquedos, guloseimas, alimentos não perecíveis, artigos de higiene, tecidos e material de bricolage são alguns dos produtos a recolher pelos dinamizadores da iniciativa “1 Contentor de Sorrisos”, a principal acção do projecto “De Olhos na Fome”.
A iniciativa de solidariedade conta com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal, que, entre auxílio variado, facultará o transporte dos produtos recolhidos até ao porto de Lisboa, local de onde os artigos são enviados, na primeira semana de Maio, para Moçambique, com o objectivo de serem entregues no orfanato "Arco-Íris".
O projecto, realizado no âmbito do “Ano Europeu de Combate à Pobreza e à Exclusão Social”, é desenvolvido pelas alunas Inês Graça, Joana Fonseca e Patrícia Lutas e pelas professoras Fátima Campos e Liliana Ribeiro, de Setúbal, em conjunto com as docentes Maria Barata, Edite Emiliano e Célia Anágua, do Agrupamento de Escolas de Pêro de Alenquer, de Paredes.
Além do apoio de várias entidades, o projecto é apadrinhado por figuras públicas, nomeadamente o jogador de futebol Carlos Fernandes, os jornalistas Ana Galvão, José Coimbra e João Pedro Martins e os músicos Luís Represas, Susana Félix, Tiago Bettencourt, António Manuel Ribeiro e Ana Moura.
A escritora Alice Vieira, a piloto Joana Lemos, os ilustradores Margarida Botelho e André Letria e as actrizes Lídia Franco, Patrícia Bull e Tânia Cardoso também se associaram à iniciativa.
Diverso material escolar, 300 quilogramas de cadernos, resmas de papel e envelopes, livros escolares, bolas de futebol e pacotes de batatas fritas são alguns dos produtos já angariados no âmbito deste projecto.
As contribuições devem ser entregues na Escola Secundária de Bocage, em Setúbal, ou no Agrupamento de Escolas Pêro de Alenquer, em Paredes.
A participação no concurso “Faz Portugal Melhor”, a realização de workshops e campanhas de divulgação sobre a problemática da fome são outras actividades a realizar pelos intervenientes do projecto escolar “De Olhos na Fome”, que promovem, ainda, dia 30 de Abril, um jantar de solidariedade na Quinta do Corvo, em Palmela.
Mais informações sobre os projectos podem ser consultadas na internet, em http://1contentordesorrisos.blogspot.com e http://deolhosnafome.blogspot.com/.














