Novo ano lectivo no BarreiroCom a abertura de quatro novas salas de pré-escolar será cumprida a obrigatoriedade dos 5 anos
No começo de mais um ano lectivo, na última reunião pública da Câmara Municipal do Barreiro, que decorreu no renovado Salão Nobre dos Paços do Concelho, Sofia Martins, vereadora responsável pela área das Obras Municipais, fez “o ponto da situação de como estão a decorrer as obras nas escolas no nosso concelho”.
Assim divulgou a abertura de uma nova escola na Penalva, uma nova Biblioteca Escolar no centro do Barreiro.
Anunciou o arranque da construção de Quatro salas de pré-escolar no Alto do Seixalinho.
No que diz respeito ao Pré- escolar no Lavradio a obra arranca em Janeiro e o alargamento de novas Salas nos Fidalguinhos, arranca em Junho de 2011.

Por Jornal Rostos
No começo de mais um ano lectivo, na última reunião pública da Câmara Municipal do Barreiro, que decorreu no renovado Salão Nobre dos Paços do Concelho, Sofia Martins, vereadora responsável pela área das Obras Municipais, fez “o ponto da situação de como estão a decorrer as obras nas escolas no nosso concelho”.
Biblioteca Escolar no centro do Barreiro
A autarca referiu que – “Estamos neste momento a terminar uma pequena obra na Escola Seixas, onde, fizemos uma adaptação da antiga Escola nº 2, em Biblioteca.
Uma Biblioteca Escolar de grandes dimensões apetrechada, com outro tipo de equipamento, permitindo aos meninos, do centro escolar do Barreiro, puderem usufruir de outras condições no apoio ao ensino, com outras respostas ao nível das suas necessidades pedagógicas.”
Uma Escola nova na Penalva
A autarca salientou, igualmente, que – “Estamos a terminar a Escola da Penalva. Uma escola que apresentava muitos problemas e tinha falta de uma sala que permitisse o desdobramento de todos os anos escolares”.
Segunda Sofia Martins, a escola não tinha a possibilidade de ter os quatro anos de ensino básico.
“Fizemos esta obra, que permite que os quatro anos do 1º ciclo sejam leccionados na escola, e, ainda, foi feito o apetrechamento de duas salas de Jardim de Infância, permitindo que esta população ser, agora, servida, por um Jardim de Infância Público.
Passará também a ter um refeitório com outro tipo de condições, uma cozinha, com todas as condições exigidas hoje, pela legislação e também uma grande Biblioteca.
Esta escola era servida por um pequeno kit de Biblioteca e vai ser servida por uma grande Biblioteca, permitindo também, a estes meninos, que até têm dificuldades de deslocação para Bibliotecas mais centrais, possam usufruir de uma grande Biblioteca” – sublinhou a vereadora Sofia Martins.
Quatro salas de pré-escolar no Alto do Seixalinho
Entretanto a autarca, divulgou que na Escola nº 9 – freguesia do Alto do Seixalinho – “começámos agora a ampliação, que são quatro salas de pré – escolar, uma candidatura que fizemos ao alargamento da Rede Pré-escolar.
Começámos agora a nossa obra, prevendo estar terminada no final do 1º período escolar.”
Este alargamento, segundo referiu, vai permitir que, aqui, possam ser recebidas mais 100 crianças, no pré-escolar, alargando a oferta da rede de pré-escolar no concelho do Barreiro.
Pré- escolar no Lavradio arranca em Janeiro
Por outro lado, Sofia Martins, referiu que na Escola nº 2 do Lavradio, as obras serão iniciadas em Janeiro de 2011.
“Estamos a avançar com tudo para arrancar com a obra no terreno. Esta também é uma candidatura ao alargamento da rede pré-escolar, no valor de 600 mil euros” – sublinhou.
Segunda a autarca, esta obra permitirá que a freguesia do Lavradio ter mais salas de pré-escolar e, também, permitirá arranjar o espaço exterior da escola, com a construção de Polidesportivo, Parque Infantil – “dotando a escola de outro tipo de condições” – salientou.
Alargamento de Salas nos Fidalguinhos em 2011
Sofia Martins, divulgou igualmente que em Junho do próximo ano, começara a obra de ampliação de quatro salas, na Escola dos Fidalguinhos, na freguesia do Lavradio.
“Era uma obra que já tinha sido lançada e que não tinha tido oportunidade de começar, mas, em Junho do próximo ano esperamos estar em condições de arrancar com o alargamento da escola dos Fidalguinhos.
É a 2ª fase dos Fidalguinhos, que passa a duplicar o número de salas actuais, podendo receber mais meninos” - sublinhou.
Outras intervenções em agendamento
A autarca referiu também, que – “estamos a trabalhar em mais projectos” - nomeadamente na Escola nº 3, do Barreiro, na Escola de Palhais, Escola nº 4, no Barreiro, e, Escola nº 1 do Lavradio.
Igualmente será efectuada a renovação integral da Escola nº 1 da Telha, na Quinta da Lomba.
Cumprir as necessidades de pré- escolar
Alexandra Ruivo, PS, perguntou se as obras para o alargamento do pré-escolar, agora concretizadas – “Permitem que no concelho seja cumprida as necessidades ou ainda vão ficar aquém?”
Regina Janeiro, vereador responsável pela área da Educação, referiu – “a sua pergunta pode ter dois tipos de resposta – um se é dos 3 aos 5 anos, outra é, se nós estamos a caminhar para dar resposta até aos 5 anos”.
Alexandra Ruivo, esclareceu que a pergunta era no sentido da resposta até aos 5 anos.
“Estamos a caminhar. Creio que, com a abertura destas quatro salas, já cumprimos a obrigatoriedade dos 5 anos, mas, nós estamos a trabalhar para chegar aos 3 anos” – salientou Regina Janeiro.
“Posso dizer-lhe que temos, neste momento, salas do pré escolar, em escolas do nosso concelho que ainda não estão totalmente preenchidas, e, também sabemos pela consulta das listas de espera para o pré-escolar no nosso concelho, que, muitas as vezes, quando as cruzamos, temos nomes que se repetem num, noutro e noutro agrupamento.
O ano passado quando abrimos o pré-escolar na Escola 25 de Abril, conseguimos dar resposta aos 3 anos, o que muito nos agradou.” – sublinhou Regina Janeiro.
Objectivo político é dar resposta aos 3 anos
“Não sei se este ano já damos resposta aos 5 anos, daquilo que conheço aos 5 já damos.Temos uma sala que não está totalmente preenchida, tem muitas vagas, que é na escola nova da Penalva.
O nosso objectivo político é dar resposta aos 3 anos e não ficarmos pelos 5 anos” – sublinhou Regina Janeiro.














