POLITÉCNICO DE SETÚBAL DINAMIZA TROCA E OFERTA DE LIVROSServiço de Bookcrossing aberto ao público em geral

Por Jornal Rostos
De acordo com João Marques, Coordenador da Mediateca da ESTSetúbal/IPS, este projeto está dividido em três fases distintas: «numa fase inicial, que está já a decorrer desde novembro, a ideia passa por equilibrar a oferta e a procura, uma vez que, por cada livro oferecido o espaço recebe outro em troca; num segundo patamar, outro projeto tem como alvo apenas documentos escolares e de cariz técnico-científico, com o intuito de apoiar as aprendizagens da comunidade académica. Finalmente, outra ideia passa por selecionar os livros que não estão enquadrados nas atividades antes citadas, e serão por isso oferecidos a diversas instituições da Península de Setúbal».
O Serviço de Bookcrossing está disponível na Mediateca da ESTSetúbal/IPS, com uma vasta lista de títulos, desde obras literárias em língua portuguesa e inglesa, passando por livros infantis e documentos para apoio académico.
Importa sublinhar que depois do Serviço de Bookcrossing estar limitado apenas à comunidade IPS, a organização pretende agora ampliar a sua oferta, ou seja, fazer chegar este conceito a toda a Península de Setúbal. Desta forma, a coordenação da Mediateca considera que «a oferta das obras literárias certamente irá duplicar, ao mesmo tempo que possibilitará uma abertura do Instituto Politécnico de Setúbal à população setubalense». Este é um projeto que está já a ser aplicado em alguns concelhos e que, de acordo com João Marques, será uma forma de contribuir para o aumento do número de publicações das bibliotecas públicas, numa altura de grandes contenções orçamentais. O coordenador acrescenta que «os números falam por si, e desde o início deste serviço foi já recolhido mais de meio milhar de livros».
Os livros podem ser entregues na própria Mediateca da ESTSetúbal/IPS. No entanto, a instituição disponibiliza-se também para recolher os livros no domicílio, dentro da Península de Setúbal, desde que se trate de um conjunto de mais de 20 unidades.














