Business Week Setúbal 2014Mais uma edição de sucesso em torno do Empreendedorismo

Por Jornal Rostos
Setúbal, 24 de outubro 2013 - Pelo oitavo ano consecutivo, entre 14 e 18 de outubro, a Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Setúbal (ESCE/IPS), organizou a Business Week. Este encontro de estudantes e professores provenientes de várias instituições de ensino superior europeias permitiu refletir e debater sobre o tema do empreendedorismo no setor do turismo, de um modo participativo e atual, olhando para novas realidades, oportunidades e necessidades que exigem capacidade empreendedora, mas também planeamento e controlo, organização e liderança.
O workshop sobre empreendedorismo, o seminário internacional e a visita de estudo que envolveu empreendedores da região do Montijo, proporcionaram aos estudantes e professores o conhecimento da realidade do setor na região, o que gerou propostas e momentos de debate sobre novos negócios, no âmbito da dinamização da economia da região.
O feedback dos estudantes e professores foi extremamente positivo e as opiniões foram unânimes relativamente à qualidade do evento e à sua utilidade em termos de aprendizagem. A maioria dos estudantes referiu a sua participação na iniciativa como “uma das mais gratificantes experiências de aprendizagem em contexto de diversidade cultural”.
Para a Professora Christiane Schueremans, coordenadora da iniciativa na Universidade Católica de Leuven na Bélgica, a interligação entre o seminário internacional e os temas abordados pelos oradores, a visita de estudo e as atividades realizadas ao longo do workshop contribuíram como excelente base de partida para o trabalho final, desenvolvido pelos estudantes. A Professora referiu que ficou “extremamente surpreendida”, com as ideias apresentadas pelos jovens e com a sua preocupação relativamente à viabilização económica dos projetos. Reforçou ainda a excecional qualidade e programação de toda a semana de trabalho, deixando explícita a sua grande motivação para participar na 9ª edição da Business Week em 2014.
Na opinião da coordenadora pedagógica e científica do projeto na ESCE/IPS, Professora Teresa Costa, “a participação dos estudantes nacionais e o seu comportamento pró ativo e entusiasta para enfrentar o desafio” ditou grande parte do sucesso da Business Week. A Professora salienta também o contributo da Câmara Municipal do Montijo, no que respeita a um conjunto de recursos essenciais para a realização da visita de estudo a vários negócios locais.














