A(nota)mento - BarreiroHoje é o último dia do que resta…da poluição do Tejo
O Protocolo que hoje, no final da tarde, vai ser assinado pela Baía do Tejo, Câmara Municipal do Barreiro e ÁGUAS DE LISBOA E VALE DO TEJO ( que integrou a Simarsul) é o passo decisivo para que toda a rede de saneamento do concelho do Barreiro fique ligada à ETAR Barreiro/ Moita.
Um dia histórico. Um acontecimento que vai ser mais um passo para requalificar as zonas ribeirinhas e aproximar as populações do rio Tejo.

Por Jornal Rostos
No da de hoje, no ano de 2011, foi inaugurada a Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) do Seixal.
Com a sua entrada em funcionamento conjuntamente com as ETAR do Barreiro/Moita e da Quinta do Conde, bem como das ETAR de Alcochete, Seixalinho, Afonsoeiro, Lagoínha, Pinhal Novo, Zona Industrial da Auto Europa, Cucena, Fernão Ferro, que já se encontravam em funcionamento há algum tempo, cessou o essencial da afluência ao estuário de águas residuais urbanas sem tratamento adequado.
A SIMARSUL contribuiu, portanto, com a construção deste conjunto de equipamentos para a preservação sustentável dos ecossistemas estuarinos, para a melhoria da qualidade de vida da população e para a promoção do desenvolvimento e da competitividade regional.
O dia de hoje, há cinco anos atrás, foi uma data histórica ao nível da melhoria ambiental na Península de Setúbal.
A ETAR do Seixal está inserida na área industrial da Siderurgia Nacional, cuja jurisdição recai sobre a Baía do Tejo, S.A.
Hoje, dia 2 de Maio, no Barreiro, vai ser assinado um protococo com o objectivo de calendarizar as ações a desenvolver com o intuito de sustentar a preparação do pedido para ligação dos efluentes da Baía do Tejo à rede “em alta” da Águas de Lisboa e Vale do Tejo, por forma a assegurar o tratamento das águas residuais do Parque Empresarial da Baia do Tejo e áreas urbanas adjacentes na ETAR Barreiro/Moita.
Um protocolo que merece o nosso destaque, um grande aplauso.
Sabemos que, actualmente, no Barreiro cerca de 99% da sua rede de saneamento está ligada à ETAR, contribuindo para as melhorias das águas do Tejo, recuperando a sua diversidade biológica e a melhoria das condições das suas praias fluviais – da Barra-a-Barra à Ccopacabana.
Mas, também, sabíamos que existia um nicho de rede de saneamento que não estava ligada à ETAR, a área do Parque Empresarial e da zona industrial.
O Protocolo que hoje, no final da tarde, vai ser assinado pela Baía do Tejo, Câmara Municipal do Barreiro e ÁGUAS DE LISBOA E VALE DO TEJO ( que integrou a Simarsul) é o passo decisivo para que toda a rede de saneamento do concelho do Barreiro fique ligada à ETAR Barreiro/ Moita.
Este é portanto, o último dia do que resta da poluição do Rio Tejo.
Um dia histórico. Um acontecimento que vai ser mais um passo para requalificar as zonas ribeirinhas e aproximar as populações do rio Tejo.
S.P.













