Rosto da Semana – BarreiroEmilia Santos – a felicidade de fazer pensamento

Por Jornal Rostos
Arrancou no ano de 2007, assisti à 1ª edição, numa sala na Escola Secundária de Casquilhos, e, ao longo dos anos faz parte da agenda, marcar presença e partilhar aqueles momentos de reflexão proporcionados pelo «Colóquio dos Jovens Filósofos».
Este ano, de novo, lá estive, na 12ª edição, neste evento desde a primeira hora organizado pelo Grupo de Filosofia da Escola Secundária de Casquilhos. Uma iniciativa que vai para além da escola, que envolve outras escolas do concelho e, ao longo dos anos, tem envolvido escolas do distrito de Setúbal. Este ano marcou presença a Escola Secundária Manuel Gargaleiro, no Fogueteiro, concelho do Seixal.
O Colóquio dos Jovens Filósofos tem sido uma importante ferramenta pedagógica para cultivar e motivar para a importância do estudo da filosofia.
Um projecto que se mantém vivo – ‘activo no pensamento’ – porque é fruto de uma paixão, aquela que mais nos dá felicidade, de vivermos fazendo o que gostamos, e, sem duvido, muitas vezes é isso que nos leva – ‘a não desistir”.
Este projecto, que é uma marca do Barreiro, um exemplo de uma cidade que sempre aprendeu que viver, não é só estar, mas é acima de tudo pensar, porque, afinal, é pelo pensar que somos, e afirmamos a nossa individualidade, liberdade e construímos comunidade.
Cada um de nós na vida, de facto, ‘somos construção’, essa construção resistente e resiliente que abre o caminho para pensar o pensamento, com a consciência que – ‘o pensamento induz felicidade’.
Por saber, sentir, acompanhar, essa dedicação e entrega feita de ‘amor à filosofia’, ‘amor ao ensino’, ‘amor à felicidade’, hoje e aqui, merecidamente, o «Rosto da Semana» é atribuído a Emilia Santos, professora de Filosofia, que, afinal é, mesmo, o rosto do Colóquio dos Jovens Filósofos.
S.P.













