Saltar para o conteúdo
Inferências

InferênciasAlternativas e alternâncias - a ambição política...cega!!

A vida política de uma cidade é marcada por pequenos sinais, são esses sinais que revelam estratégias, mediações, acções de grupos em movimentos.
A vida política no concelho do Barreiro está um pouco em “banho de Maria”, assim como que a aguardar para ver por onde param as modas.
Há uma certeza que todos têm : a vida tem um calendário político e há decisões que, no momento próprio, terão que ser tomadas.
6 min de leitura

Por António Sousa Pereira

Vejamos como se vai movendo o PCP. Por um lado vai erguendo bandeiras que sirvam para agitar e marcar a agenda política. Acima de tudo, regra geral, as suas iniciativas visam manter em “agitação” e a “coesão” da sua base social de apoio, procurando que o seu eleitorado não o esqueça.
Não se vislumbram grandes iniciativas políticas e, na verdade, sempre que mais uma obra é concretizada o discurso repete-se – “é uma obra que já vinha do anterior mandato”.
O PCP cultiva a inveja a critica por comparação – uma comparação que demonstra a sua incapacidade de olhar para dentro de si mesmo e aprender com as mudanças.
O PCP é necessário ao Barreiro, numa competição saudável e capaz de interagir, porque a melhor forma de evoluir é competir com os outros, sem preocupações de comparação, mas fazendo mais e se possível melhor.

A alternativa e a alternância

O PCP não parece querer afirmar-se como alternativa ao PS, porque parte do princípio que o PS não existe, é a sua “continuidade”.
O PCP considera que é alternância ao PS, e, portanto, que o seu regresso está garantido.
Quem quer afirmar-se como alternativa apresenta ideias, projectos, referências de cidadania, faz critica pela positiva.
Quem quer afirmar-se como alternância limita-se a promover a “critica permanente” desvalorizando os outros – afirmando o seu perfeccionismo.
Joaquim Matias consta, é o potencial candidato à Presidência da Câmara Municipal do Barreiro, nas próximas eleições autárquicas, embora, ainda seja cedo para que se considere tal como um dado adquirido.
Joaquim Matias, não pode esquecer que tem a concorrência de Carla Marina que, naturalmente, é óbvio que tem mais condições para conquistar o eleitorado do sector ”comunista light” .

Carla Marina um trunfo do PCP

Carla Marina é a figura política com a qual o PCP, nos dias de hoje, no Barreiro, mais pode contar para conseguir manter a franja do eleitorado que não se revendo no PCP, em termos políticos globais, nas autárquicas vota PCP, por “valores” da identidade local e autóctones.
Carla Marina seria a grande novidade do PCP porque iria apresentar, pela primeira vez, um rosto feminino, na candidatura à Presidência da Câmara.
Joaquim Matias, nem capta o sector “comunista light”, porque não tem a flexiblidade discursiva de um Pedro Canário, nem sequer consegue galvanizar o sector “ortodoxo” porque lhe falta a garra e o carisma de um Helder Madeira.
Carlos Maurício, sendo um candidato perdedor, não tem condições de se afirmar como um D: Sebastião, porque ao “abandonar” a autarquia, mesmo que sendo para se “proteger”, pôs fim à sua carreira política. Resta-lhe gerir a imagem e contribuir para tentar que o PCP seja capaz de agir e pensar com o seu “projecto de cidade”.

Um líder forte e carismático

Quanto ao PS. Bom, o PS tem vivido momentos difíceis e tem conseguido aguentar-se. Perdeu o seu líder carismático. E aguentou.
Emídio Xavier, pouco a pouco, com paciência e determinação, tem vindo a construir a liderança.
Emídio Xavier, demonstra ser um homem com força de vontade, não desmotiva, coloca acima de tudo imperativos políticos.
Emídio Xavier, se contou com o apoio do líder carismático na batalha pela conquista da Presidência da Câmara Municipal do Barreiro, com a perda de Aires de Carvalho, sentiu que um grande vazio estava criado.
Num clima de grande indecisão e indefinições, Emídio Xavier, assumiu com grande coragem política dar a cara pela unidade do seu partido, procurando manter a coesão do PS e ao mesmo tempo não partidarizar a autarquia.
Hoje, cada vez mais, Emídio Xavier é o rosto da cidade do Barreiro. Um osso duro de roer para os partidos da Oposição.

Que objectivos pretendem alcançar?

Um recente comunicado tem sido motivo de conversas e comentários. Uma coisa é certa esta “contra informação” tem um objectivo político central – esvaziar a liderança do PS – Emídio Xavier.
Tanto quanto sabemos até agora não aconteceu, alguém, propor a aprovação de uma “moção de solidariedade” ao líder socialista, mas, no dia que tal acontecer está atingido o objectivo principal desta “contra informação” - ou seja contribuir para “esvaziar” a força da liderança que, é visível, se está afirmar forte, com credibilidade e com “pragmatismo” ( mesmo que o seu “pragmatismo” seja apresentado como contando com o braço direito de Bruno Vitorino).
A verdade é que a partir do dia que for votada uma “moção de solidariedade” a Emídio Xavier ele estará colocado onde os autores deste comunicado pretendem colocá-lo - nas mãos dos apoios de “solidários”, retirando-lhe o carisma de líder forte e integro.
E em política esta coisa das “solidariedades” têm muitas histórias...e riscos.
Os autores deste comunicado, sejam eles quais forem, o que pretendem, a curto e médio prazo, é ou colocar em causa a liderança do PS ( isto só interessa aos seus adversários no partido) ou esvaziar o seu carisma de Presidente da Câmara ( isto só interessa à Oposição ?!).

PSD aposta na alternativa

E quanto ao PSD. É de facto o verdadeiro partido da Oposição no Barreiro. Gere de forma perfeita sua estratégia de muleta. Estimula as relações com o Poder Central. Ganha espaço político na cidade.
A dupla Mendes Costa e Bruno Vitorino tem vindo a funcionar em pleno, com táctica e com estratégia – com os olhos no futuro.
O PSD quer ser alternativa ao PS, porque sabe que o PCP tem vindo a perder terreno e vai continuar a perder terreno.
O PSD até sabe onde apostar para gerar uma “bolsa” de acção política – Santo António da Charneca – espetando uma lança em África.
Bruno Vitorino continua a apostar em duas coisas: afirmar a alternativa PSD, alargando a base de votação do PSD e, simultaneamente, tentar evitar que o PS conquiste a maioria absoluta.
Bruno Vitorino sabe, está consciente, que Emídio Xavier vai inevitavelmente ser reeleito Presidente da Câmara Municipal do Barreiro, para o mandato 2005/2008, por isso aposta na “solidariedade política” a alguém que, depois, poderá partir para outra, então, numa altura que o PSD já poderá estar, sem dúvida, a lutar taco a taco com o PS.
Nem toda a gente acredita nisso...nem sequer aprende com Bruno Vitorino, que de facto a verdadeira alternativa a Emídio Xavier deve ser criada no decorrer do próximo mandato.
Não acreditam porque, por vezes, a ambição política...cega!!

Publicidade

Notícias relacionadas

Publicidade

Notícias por secção