Rosto da Semana – BarreiroAlunos de arquitectura do ISCTE – a importância da participação no fazer cidade
O projecto e a investigação têm a co-organização de Carolina Cardoso, uma barreirense. Um evento que valoriza a importância da ligação da academia às cidades.

Por Jornal Rostos
No âmbito da 2ª Edição da Conferência Internacional e Escola de Verão do ISCTE – TUR 2020 - Technopolitics in Urban Regeneration, alunos da área de arquitectura, com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, dos centros de investigação ISTAR-IUL e DINAMIA´CET e Baía do Tejo, fizeram do Barreiro o «laboratório» de aplicação dos seus estudos.
Em diversos os espaços no concelho do Barreiro mantiveram contactos com a população e associações.
No terreno em diálogo desenvolveram a investigação, ligando a teoria à prática, tendo como temática a participação e a sua importância na procura de soluções para a gestão do território da cidade.
Que Cidade Temos? Que Cidade Queremos? Como activar a cidade? – foram as perguntas analisadas.
Numa cidade e num concelho, cuja história é indissociável de práticas de sociabilidade, de luta pela democracia, expressa na sua intensa vida associativa, vivida em práticas como o Dia B, sentimos, que estes jovens trouxeram para as ruas do Barreiro, práticas no âmbito da investigação actual, que sublinham a importância da participação no fazer cidade e viver cidadania.
“A cidade não deve ser feita de cima para baixo, a cidade tem que ser feita de baixo para cima, procurando e trabalhando as soluções com os cidadãos”, esta uma ideia força e central do trabalho destes estudantes de arquitectura,
Curiosamente, a professora e investigadora, co-organizadora deste projecto – Carolina Cardoso – é uma barreirense.
Pela importância deste estudo, pelo contributo deste projecto no pensar e fazer cidade, aqui fica, merecidamente, a nossa distinção de «Rosto da Semana».
S.P.













