Saltar para o conteúdo
Inferências

InferênciasA bipolarização no Barreiro vai continuar...

Na sondagem Público-Católica publicada no domingo, dia 1 de Fevereiro, é importante salientar a intenção de voto dos portugueses, nomeadamente a tendência de subida do Bloco de Esquerda – 7 % - que atinge um resultado idêntico ao PCP – 7 %.
Outro aspecto desta sondagem permite registar que o PS continua a aumentar a sua distância em relação ao PSD.
A actual maioria está fragilizada e, perante os resultados desta sondagem na Assembleia da República surgiria uma nova maioria de esquerda.
4 min de leitura

Por António Sousa Pereira

Esta seria, segundo esta sondagem, a intenção dos portugueses, se neste momento se realizassem eleições legislativas : PS – 44 %; PSD – 34% ; PCP – 7% ; BE – 7 % e CDS/PP – 4 %.
Registava-se um forte descida do CDS/PP. Uma subida substancial do Bloco de Esquerda.
Esta sondagem torna clara e cada vez mais evidente a importância das próximas eleições para o Parlamento Europeu, quer como barómetro de avaliação da vida política nacional, quer como referência para pensar o futuro quadro das autárquicas, nomeadamente eme eleitorados urbanos.
O Bloco de Esquerda verifica-se capitaliza votos no eleitorado PS e no eleitorado PCP. Quase que poderia considerar-se que capitaliza 2% do seu crescimento aos socialistas e 1% do seu crescimento aos comunistas.
A verificar-se uma votação desta natureza, tal como é projectada por esta sondagem, de facto pela primeira vez, após o 25 de Abril, seria possível pensar uma maioria de esquerda na Assembleia da República, sem ter que contar para tal com o PCP. Uma nova maioria de esquerda.

As próximas autárquicas

Que nos pode permitir reflectir no Barreiro, sobre o Barreiro, esta sondagem.
Em primeiro lugar perspectiva que nas próximas autárquicas o fenómeno de bipolarização entre o PCP e PS na luta pela conquista da presidência da Câmara Municipal do Barreiro vai continuar a ser uma realidade.
Em segundo lugar, permiti-nos pensar que o Bloco de Esquerda está a ganhar espaço e que poderá, de alguma forma, começar a sonhar com a conquista de um ou dois lugares na Assembleia Municipal do Barreiro e, eventualmente, acreditar no cenário da conquista de um lugar na vereação. Uma mera hipótese.
Em terceiro lugar não parece muito provável, com esta sondagem, que o PS vá conseguir conquistar a maioria absoluta, embora não seja de colocar de lado esse cenário, tudo depende das perdas eleitorais do PCP e à custa de quem se fará o crescimento do Bloco de Esquerda.
Em quarto lugar, o PCP fica com mais dificuldades de concretizar esse seu sonho de reconquistar a Presidência da Câmara, embora não seja uma porta fechada, porque a ruptura da velha tendência bipolar que caracteriza as opções do eleitorado barreirense, ainda está na sua fase experimental e não é possível afirmar que se consolidou, remetendo o PCP para uma segunda linha.
Em quinto lugar o PSD terá mesmo que rever a sua estratégia de confronto com o PS, se não quer perder votação o que seria uma grande derrota para Bruno Vitorino, nomeadamente se voltar a números iguais aos do seu “opositor” Eduardo Xavier. Não se vislumbra um cenário de grande crescimento ao nível do concelho, embora possa ter melhorias em algumas freguesias. O PSD continuará a manter possibilidades de se manter como a força “charneira”.
Em sexto lugar, o PS está a ficar com mais responsabilidades porque, com esta sondagem, não tem que ganhar, mas, pelo contrário - tem que não perder!
As próximas Europeias serão, de certa forma, o primeiro balão de ensaio, para testar as bases eleitorais de apoio dos diferentes partidos.
Uma coisa parece certa à esquerda as coisas podem mudar.
O PS poderá vir a contar com um novo interlocutor – o Bloco de Esquerda.
No Barreiro o PS tem no BE um adversário, que lhe poderá retirar 2% do seu eleitorado e, naturalmente, o sonho da maioria absoluta.
O BE também pode contribuir, caso o PCP fique pelos números da sondagem, como alavanca para “abrir esperanças” ao sonho de regresso do PCP à Presidência.
Voltaremos a este assunto...

Publicidade

Notícias relacionadas

Publicidade

Notícias por secção