BARREIRO - ROSTO DO ANO 2023AUGUSTO CABRITA

Por Jornal Rostos
100 anos uma efeméride que não foi esquecida, porque o Mestre Augusto Cabrita inscreveu seu nome na história da fotografia e do cinema.
Augusto Cabrita amou o Barreiro. Ele levou o Barreiro para o mundo.
O Mestre Augusto Cabrita era um homem de grande coração e simplicidade. Um homem cuja vida se escreve com a palavra Dignidade, para ele, indissociável da palavra criatividade.
O Mestre escrevia poemas com a máquina fotográfica e com a máquina de filmar. Captava os instantes. Eternizava o futuro.
Foi autor de capas de discos de Amália Rodrigues, Simone de Oliveira, Carlos Paredes e Luiz Goes. Em 1957 realizou a reportagem da visita da rainha Isabel II a Portugal para a RTP, Em 1964, deu o primeiro passo no mundo do cinema como diretor de fotografia do filme Belarmino, de Fernando Lopes,
O centenário ficou, sem dúvida, marcado pela exposição «UM OLHAR INÉDITO» com curadoria de Augusto António Cabrita, que está patente ao público no Auditório Municipal Augusto Cabrita.
Recorde-se que o Mestre Augusto Cabrita partiu para o infinito no dia 1 de Fevereiro de 1993.
Atribuímos a distinção ROSTO DO ANO 2023, a título póstumo, merecida e reconhecidamente ao Ilustre cidadão barreirense Mestre Augusto Cabrita.
Nota - A distinção «Rostos do Ano» é atribuída anualmente pelo jornal «Rostos», sendo resultado de uma decisão colegial assumida por um colectivo composto por: António Oliveira, jornalista da Lusa; Ana Lourenço Monteiro, ex-Directora do Jornal do Barreiro e António Sousa Pereira, Director do jornal «Rostos».













