Saltar para o conteúdo
Inferências

Crónica do Pato BravoA cidade está em discussão, todos devem participar.

Apesar de não terem sido escritas nas últimas semanas, por razões de disponibilidade de tempo, a verdade é que os encontros de 5ª Feira, na Adega do Pato Bravo, ali no Lavradio, têm vindo a realizar-se, com diversidade de participantes e até, na última semana foi a mesa foi “presidida” pelo Presidente da Junta de Freguesia do Lavradio
3 min de leitura

Por S.P.

Nas últimas semanas os temas que estiveram em debate foram diversos. O campo das Cordoarias – mata ou não mata o Comércio tradicional ? Revisão do PDM – que participação dos cidadãos ? Imprensa on line – que papel na motivação e animação da vida local ?
Na última conversa houve mesmo quem comentasse que “ a imprensa on line” marca ! E, no ruído das bocas, com ironia, alguém comentava – “Rostos on line” até consegue ser independente !!”.
A ideia força que tem animado as conversas tem sido centrada nos debates e na importância dos debates para apontar as perspectivas de desenvolvimento da cidade.
Um debate que deve ser orientado, mas nunca um debate que seja manipulado, tem sido a ideia central das conversas de 5ª Feira.
Tudo isto a propósito das “conversas” que têm vindo a realizar-se quer sobre o Plano Municipal do Ambiente, quer sobre o Barreiro Velho ou sobre o Bairro das Palmeiras.
A cidade está em discussão. Todos devem participar.

Discutir a Cidade

Uma ideia central que emergiu na conversa é que os debates que têm vindo a ser desenvolvidos são, em primeiro lugar, uma porta que se abre à esperança, ficando em perspectiva que os cidadãos podem ter um papel a desempenhar na conceptualização da cidade; em segundo lugar, que a opinião pública merece respeito pelo actual Poder Autárquico; em terceiro lugar, são um espaço onde podem emergir algumas ideias força que contribuam para planear o futuro e sonharmos com a cidade do século XXI.
Outro assunto que mereceu reflexão deixa no ar algumas preocupações e poderia ser um tema para um debate público na nossa cidade, talvez no próximo dia 7 de Abril – Dia Mundial da Saúde – um tema que, aliás, até hoje, nunca mereceu uma atenção especial e que é sem dúvida um problema de saúde pública : “Barreiro - a Saúde e o Rio !”
Um debate que está por fazer e que coloca diversos problemas, desde a exigência da construção da ETAR, até ao controle da qualidade da água das nossas praias, bem como o controle sanitário dos Produtos que são retirados para consumo das águas do Tejo.
Este era um debate interessante que devia envolver os gestores da Saúde Pública e Meio Ambiente. Fica o desafio.
E por hoje, retomando estas Crónicas de ideias que “nascem” ou “borbulham” nos almoços do Pato Bravo, fica este registo.
Até amanhã!

Publicidade

Notícias relacionadas

Publicidade

Notícias por secção