Conferências do Seixal CriativoCriar com a Natureza encerra ciclo de 2025-2026
.. Marina Lobo preletora dia de 11 de julho
A próxima (e última) conferência do Seixal Criativo do ano letivo 2025-2026 realiza-se já no próximo dia 11 de julho (sábado), às 10 horas, no auditório dos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal, subordinada ao tema: «Criar com a Natureza». Esta terá a participação especial de Marina Lobo, animadora, realizadora e fundadora da produtora de animação digital A Toca.

Por Jornal Rostos
Paulo Silva, presidente da Câmara Municipal do Seixal, afirma que «o Seixal Criativo é uma referência na aprendizagem extracurricular, nas áreas da ciência e tecnologia. Este projeto tem vindo a crescer em número de alunos e também no interesse que desperta junto das empresas que trabalham nestes setores. A autarquia irá continuar a apostar forte neste projeto, pensado para os jovens do concelho e para o desenvolvimento do seu talento, criatividade e pensamento crítico».
Licenciada em Engenharia do Ambiente e mestre em Animação 3D pela Universitat Pompeu Fabra, a preletora desta conferência construiu uma carreira singular na interseção entre a criatividade, a ciência e a sustentabilidade. Trabalhou em séries de animação exibidas em Portugal e no estrangeiro, incluindo «Gombby» e «Mourinho and the Special Ones», antes de fundar a sua própria produtora.
A sua curta-metragem «Aquametragem» conquistou o prémio das Nações Unidas na categoria Protecting Our Planet, distinguindo-se pela capacidade de comunicar questões ambientais complexas através da animação. Atualmente, Marina Lobo dedica-se à criação de conteúdos visuais que promovem a educação ambiental e a mudança de comportamentos rumo a um futuro mais sustentável.
O Seixal Criativo é um centro de aprendizagem e experimentação direcionado a jovens do 7.º ao 12.º ano de escolaridade, independentemente da área de ensino e totalmente gratuito. Este projeto foi galardoado, recentemente, com dois prémios na Mostra Nacional de Jovens Empreendedores 2026, que decorreu de 1 a 3 de junho, no Porto. O GuideLine, uma aplicação que gera projetos criativos com recurso a inteligência artificial (desenvolvido por Júlia Ferreira e Andriy Kozlovskyy), recebeu o Prémio ANJE – Capacitação. A Icupa, uma garrafa inteligente com sistema de tratamento de água por tecnologia UV (desenvolvida por Sara Viegas, José Correia e Tomás Marques), foi distinguida com o Prémio Banco Português de Fomento – Mentoria e Consultoria.
Anteriormente, o Seixal Criativo já havia arrecadado o Prémio Cinco Estrelas Regiões 2025, na categoria Projetos Pedagógicos (no distrito de Setúbal) e o prémio ODSlocal – Categoria Boa Prática Individual 2025. Em 2023, havia sido igualmente reconhecido na categoria Responsabilidade Social nos prémios Os Melhores & As Maiores do Portugal Tecnológico 2023, atribuídos pelas revistas «Exame Informática» e «Visão», que destacam iniciativas de relevância nas áreas da ciência, tecnologia e inovação.
Câmara Municipal do Seixal













