Diz que é uma espécie…de BLOGUE DE NOTAS do Barreiro
Por António Sousa Pereira
Neste contexto, Vítor Ramalho, salienta que – “O partido deve ser uma escola de civismo”, além de considerar essencial que os militantes socialistas reflictam “sobre a responsabilidade que temos para inverter este estado de coisas que também se devem a insuficiências nossas”.

Por Jornal Rostos
Dia 17 de Setembro
Toponímia em debate
Está em debate público o Regulamento Municipal de Toponímia. Até dia 15 de Outubro, os munícipes têm a oportunidade de fazer chegar as suas sugestões de toponímia, pessoalmente, ou através do endereço electrónico: dig.mail@cm-barreiro.pt.
O Regulamento pode ser consultado na página oficial da Câmara, ou na página respectiva do Diário da República.
No âmbito do Regulamento está prevista a criação de uma Comissão de Toponímia.
De registar que na referida Comissão não se prevê a presença de um representante ligado à área do Ensino, uma presença que seria importante dado que a toponímia pode ser um “instrumento” de aprendizagem e descoberta do meio.
Dia 18 de Setembro
Carlos “Bóia” homenageado na “Noite de Gala da Costa Azul”
Chegou a notícia que Carlos Oliveira – Bóia – vai ser homenageado pela Região Turismo de Setúbal – Costa Azul, no âmbito da gala anual.
Carlos Bóia, ex-atleta olímpico, conquistou diversos títulos nacionais, internacionais e mundiais, em diversas modalidades.
Recentemente obteve uma medalha de ouro, ao nível mundial, em Zagreb.
Quem conquista medalhas de ouro numa prova de nível mundial é um “Campeão do Mundo”.
A sua actividade desportiva tem sido um contributo positivo para ligar a cidade ao rio e para promover a imagem do Barreiro.
Bóia é merecedor desta homenagem, pelo seu amor à prática desportiva, pela sua paixão pelo Barreiro.
Numa terra que, tantas vezes, ignora os seus filhos é justo expressar a gratidão a Carlos Oliveira “Bóia”, nesta hora que s Região de Setúbal lhe presta uma justa e merecida homenagem.
Dia 19 de Setembro
Visita à freguesia de Santo António
O Presidente da Câmara Municipal do Barreiro, Carlos Humberto, retomou o ciclo de visitas e contactos com as populações nas freguesias.
A freguesia de Santo António da Charneca foi a escolhida, a próxima será Santo André.
São acções no terreno, no contacto directo com os problemas e na procura de soluções.
Esta tem sido uma vertente da acção do executivo municipal, o encontro com os munícipes.
Estas iniciativas pelo que nos apercebemos permitem o diálogo e uma abordagem directa das situações.
Embora, alguns digam que é propaganda, o facto é que estas iniciativas marcam a agenda autárquica local.
E, se de facto é “propaganda” onde está a “contraproganda”. Resume-se à afirmação que é “propaganda”.
Enfim, acaba por ser a velha história da formiguinha e da…cigarra.
Dia 20 de Setembro
A poesia em Santo António da Charneca
Há 18 anos que a Junta de Freguesia de Santo António da Charneca promove o seu Concurso de Poesia. Uma iniciativa que contribui para estimular a criatividade.
Uma actividade que é fruto da persistência dos autarcas.
È pena que muitos dos trabalhos ao longo dos anos premiados não sejam posteriormente divulgados em pequenas brochuras, cujos custos não seriam insuportáveis e permitia um registo dos trabalhos premiados ao longo dos anos, quer premiados, quer menções honrosas.
Talvez, com uma preparação atempada, seja possível editar um livro que contemple o conjunto de trabalhos premiados, porque não pensar a edição para ser lançada no ano que serão assinalados os 20 anos do Concurso.
O jornal “Rostos” está disponível para participar numa parceria com esse objectivo. Fica o registo.
Dia 21 de Setembro
Coral TAB presente em Barcelona
O Grupo Coral TAB vai estar presente no no Festival Internacional de Grupos Corais, em Barcelona.
Este é um momento importante na vida deste projecto cultural que tem servido o concelho do Barreiro.
Nota-se, nos últimos anos, um crescente aumento da vida coralista no concelho.
Seria interessante, de novo, (re)pensar-se a realização do ENCORE – Encontro de Coros, numa acção que contribuísse para fazer do Barreiro um local anual de referência para a música coral.
O Coral TAB está de parabéns. É um embaixador que tem levado o nome da nossa cidade pelo mundo.
A vida coralista no Barreiro é fruto de muito boas vontades, de dedicação, de voluntariado.
Quando será possível ver os nossos Grupos Corais, todos, num Concerto de Natal, ou de boas vindas, a cantar as janeiras, ali, junto à Estátua Alfredo da Silva?
Mas, a reflexão sobre esta actividade no concelho do Barreiro, as suas memórias e estórias, também está por fazer e um dia, certamente, será feita, pelos protagonistas, ou por novos protagonistas.
Dia 22 de Setembro
Dia Europeu sem carros
Foram cerca de uma centena que se juntaram para assinalar o “Dia Europeu sem carros”. Uma iniciativa simbólica, que valeu por si mesma.
Regista-se um constante aumento de praticantes de cicloturismo. Mas faltam os espaços.
Existe uma pequena ciclovia, a primeira que foi criada, no anterior mandato da gestão socialista. Aliás uma iniciativa super valorizada, em detrimento da importante obra estruturante que foi concretizada a ligação da zona do Alto da Paiva à freguesia de Santo André. Essa sim digna de registo e que foi uma obra de futuro.
No POLIS prevê-se que vai nascer uma CICLOVIA, na Avenida da Praia, com o alargamento da muralha, refere-se que vais nascer outra ciclovia.
Sem dúvida que são pequenos passos, mas muito ainda está por fazer para devolver as cidade aos peões.
Já agora, na futura ligação Barreiro – Lavradio, via Quimiparque, poderia ser pensada a criação de uma ciclovia.
E, porque não, começar a pensar, tal como em Aveiro, colocar, no futuro,
à disposição dos munícipes esse meio de transporte alternativo.
É tudo uma questão cultural, um modelo que se institui, uma cultura que se promove…estimulando os cidadãos a novas práticas de mobilidade.
Dia 23 de Setembro
O PS na encruzilhada da esquerda
No final de mais uma semana, somos levados a pensar, afinal, que aconteceu, nestes dias, que seja significativo e de relevo para animar e dar vida à nossa cidade ou região.
O acontecimento político relevante, ao nível regional pode dizer-se que foi a entrevista de Vítor Ramalho, líder distrital do Partido Socialista, ao jornal “Acção Socialista”.
Não que traga grandes novidades, mas, de facto, por sublinhar uma realidade política que, de há muito, marca a vida distrital de Setúbal.
É um facto que, o Partido Socialista nas eleições legislativas é o partido vencedor em quase todos os concelhos, de forma sucessiva, há vários anos.
Depois, naquilo que tenho classificado de “ciclo pendular”, nas autárquicas, na maioria das autarquias o PCP/CDU, conquista as Câmaras Municipais.
Vítor Ramalho vem referir que o Partido Socialista tem que reforçar o seu ideário, seus princípios e valores para reforçar a sua credibilidade e apresentar-se como alternativa, até porque, sublinha, este é um distrito “onde o coração da maioria dos nossos concidadãos bate à esquerda”.
Neste contexto, Vítor Ramalho, salienta que – “O partido deve ser uma escola de civismo”, além de considerar essencial que os militantes socialistas reflictam “sobre a responsabilidade que temos para inverter este estado de coisas que também se devem a insuficiências nossas”.
Recorda líder distrital do PS que o seu partido tem “0,7 % de militantes inscritos no conjunto de eleitores potenciais”.
Portanto, destas palavras é de registar algo que sempre referi, em relação ao PS Barreiro, mas que, afinal, parece estender-se, pelas palavras de Vítor Ramalho, a outras dimensões. Ou seja, o PS, para ser alternativa de esquerda – mesmo que rotule a outra esquerda de conservadora – tem que ser capaz de desenvolver dinâmicas com credibilidade, que lhe permitam ganhar os eleitores com “o coração que bate à esquerda”.
E, talvez, porque lhes bate o coração à esquerda votam no PCP/CDU, nas autárquicas, mesmo votando PS nas legislativas, porque a política é feita de ideias e de homens, que façam os cidadãos acreditar que serão protagonistas dessas ideias e não, como refere Vítor Ramalho – “que o poder do dito aparelho”(PS), de facto, “só faz sentido se visar a concretização do nosso projecto e das nossas causas e jamais a conquista do poder pelo poder e o seu mero exercício ou manutenção”.
Acrescenta o líder distrital socialista que proceder de outra forma – “seria agir como a direita”.
Pois…e estamos num distrito onde “o coração dos eleitores bate á esquerda”
António Sousa Pereira













