AGENDA CULTURALEXPOSIÇÕES
Dia 2 de Junho
DESTAQUE- Exposição dedicada ao Rock em Portugal : O Departamento Sócio-Cultural da Câmara Municipal do Montijo promove na Casa Mora - Museu Municipal – que reabriu após obras de conservação – uma exposição dedicada ao Rock em Portugal, mas com um olhar particular sobre a sua difusão no Montijo. A exposição vai estar patente até 31 de Agosto.
Por Jornal Rostos
BARREIRO
História de “Pedro e o Lobo” - exposição de ilustração
A exposição das ilustrações originais do livro “A História Secreta de Pedro e o Lobo”, está patente ao público, com entrada livre, no Auditório Municipal Augusto Cabrita, Barreiro, até 31 de Julho, de terça-feira a domingo, das 17h00 às 22h00.
- Paralelamente pode visitar uma mostra com trabalhos de alunos do pré-escolar ao 4º ano da Escola Básica I nº 4 do Barreiro, realizados, ao longo do presente ano lectivo, no âmbito de um projecto centrado no tema “Histórias com Lobos”.
“Reservas Museológicas” - "Eleições 58 - Uma Esperança Democracia"
A Câmara Municipal do Barreiro promove no Espaço “Resevas Museológicas”,na Quimiparque, uma exposição através da qual procura assinalar os 50 anos das Eleições de 1958, que foram marcadas pela candidatura de Humberto Delgado.
A exposição: "Eleições 58 - Uma Esperança Democracia", nas Reservas Museológicas, pode ser visitada de 24-Abril até 5 Outubro 2008, é uma iniciativa integrada no programa nacional das Comemorações dos 50 anos das Eleições de 58, que constituíram um marco na história da luta contra o Estado Novo.
Gravuras de Marija Toskovic
A Galeria Municipal de Arte, do Barreiro, na Avenida Alfredo da Silva, nº 15, vai ter patente ao público, até 21 de Junho, gravuras de Marija Toskovic.
Esta exposição poderá ser visitada de terça-feira a sábado, das 16h00 às 22h00. Encerra às segundas-feiras,
Galeria Fórum exposição de Paulo Freixinho
Paulo Freixinho, autor de Palavras Cruzadas, inaugurou a sua primeira exposição de pintura que está patente até ao próximo dia 27 de Maio, na Galeria Fórum, no Barreiro.
O tema da exposição, Palavras e Quadrados, está directamente relacionado com a sua actividade profissional.
Das obras expostas, destaque para as Palavras Cruzadas em Tela e um retrato do mestre Augusto Cabrita formado por 5000 quadrículas pintadas a acrílico.
ALMADA
Exposição de Fotografia “Lisboetas”
Na sala de exposições da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNL, Campus de Caparica, está patente a Exposição de Fotografia “Lisboetas”, de João Boucinha.
Casa da Cerca – Centro de Arte Contemporânea de Almada
O Desenho Dito . colectiva
- reúne obras de 15 artistas, clássicos e contemporâneos.
Vitor Ribeiro . Através do Tempo
- Mostra de Vítor Ribeiro que apresenta um conjunto de esculturas, de maquetas e também de desenhos do escultor, dos finais dos anos 90 até aos dias de hoje, e nos dão conta do seu percurso artístico.
Aurore de Sousa . Terra Anunciada
- Mostra de quinze fotografias a preto e branco que apresenta uma evocação poética entre o céu e a terra, o móvel e o imóvel, o material e o espiritual, a partir de uma imagem idêntica: as mãos de uma mulher.
António Coelho . Enquanto Espero (Paisagens)
- Mostra de 8 fotografias. Cada imagem é o resultado de uma montagem horizontal de 6 a 8 fotogramas de forma a “escrever” uma palavra escrita em língua gestual.
De 5 Abril a 1 Junho - Ter a Sex. 10h-18h/ Sáb e Dom 13h-18h - Cisterna
Visitas orientadas: Ensino Secundário, Universitário e grupos organizados
Mostra de Banda Desenhada na Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNL
MOSTRA DE BANDA DESENHADA - até 30 DE MAIO – Campus Caparica – Almada - DAS 9:00h ÀS 20:00h | 2.ª A 6.ª - BIBLIOTECA | PREGUIÇODROMO
PROGRAMAÇÃO PARALELA: Projecção em contínuo do filme “História Trágica com Final Feliz” de Regina Pessoa - Sala de Projecção | Piso 0
SETÚBAL
Exposição "Tudo Dança"
O móbil "Peixes e Pássaros" com três metros de diâmetro por quatro de altura, constituído por mais de 700 peças interligadas, é a obra central da exposição "Tudo Dança",no Museu do Trabalho Michel Giacometti.
"Os Brinquedos da Carolina"
Até 26 de Junho - "Os Brinquedos da Carolina"
Exposição de brinquedos antigos doados por Carolina Simão.
Museu do Trabalho Michel Giacometti - Ter a sab, das 09h30 às 18h00.
http://www.mun-setubal.pt/Noticias/Boletins/BrinquedosCarolina.JPG
MOITA
Venda de artesanato no Posto de Turismo
O Posto de Turismo Municipal, na Moita, vai alargar o seu horário de abertura ao público, já a partir do dia 3 de Maio, até ao dia 1 de Novembro. Assim, o Posto de Turismo vai estar aberto também aos sábados, das 10:00h às 13:00h e das 15:00h às 18:00h. A nova aposta deste espaço vai ser a venda ao público de artesanato local, executado exclusivamente por artesãos residentes no concelho da Moita
MONTIJO
Exposição dedicada ao Rock em Portugal
O Departamento Sócio-Cultural da Câmara Municipal do Montijo promove na Casa Mora - Museu Municipal – que reabriu após obras de conservação – uma exposição dedicada ao Rock em Portugal, mas com um olhar particular sobre a sua difusão no Montijo. A exposição vai estar patente até 31 de Agosto.
Rico Sequeira intitulada “Leitura das Formas
Na Galeria Municipal do Montijo está patente a exposição individual do pintor Rico Sequeira intitulada “Leitura das Formas”. A mostra estará patente até 31 de Maio.
Segundo Jaime Silva, director da Galeria Municipal, a obra de Rico Sequeira assume “um balancear entre desenho – entendido como acção, nutrido por influências várias, sobretudo da banda desenhada, que lhe fornece e fortalece os modos e o estilo – e a pintura, que se introduz como universo de prazer (palavras do autor) em jeito de ‘colagem’ ou idiossincrático jogo ilusionístico, criando uma superfície/padrão reveladora de interrogações várias em simultânea polarização de sentidos”.
Rico Sequeira é um pintor com um vasto currículo, representado em inúmeras colecções públicas e privadas, tanto em Portugal como no estrangeiro. “Artista da diáspora portuguesa, faz-nos companhia num dia que se quer símbolo de uma liberdade colectiva, que nos devolveu ao presente”, conclui Jaime Silva.
SEIXAL
Bienal de Medalha Contemporânea
A Exposição Internacional de Medalha Contemporânea, que este ano reúne trabalhos de 126 medalhistas oriundos de 27 países, estará patente nos Antigos Refeitórios da Mundet, no Seixal, até 28 de Junho.
ALCÁCER DO SAL
“Marcas do Renascimento”
Na vila do Torrão, a exposição “Marcas do Renascimento”. A mostra faz um enquadramento sobre o legado do renascimento no património arqueológico e arquitectónico e nas artes no concelho e retrata duas figuras de relevância da época: o escritor Bernardim Ribeiro e o matemático Pedro Nunes.
A exposição estará patente no museu até ao dia 15 de Julho, de segunda a sexta, das 9 às 13 e das 14 às 17 horas e nos primeiro e terceiro sábados do mês.
CONTACTOS E INFORMAÇÔES PARA A AGENDA CULTURAL - ROSTOS
agenda@rostos.pt
Rita Pereira













