Saltar para o conteúdo
Inferências

Diz que é uma espécie de BLOGUE DE NOTAS do BarreiroETAR Barreiro / Moita vai ser promovida uma acção pioneira de reutilização das águas

A ETAR Barreiro / Moita vai promover uma acção pioneira, que merece um registo especial, o facto de estar a ser instalada uma «linha» que irá permitir, no futuro, a reutilização das águas que resultam do tratamento dos efluentes, em acções de rega ou de limpeza de espaços públicos.

Sobre as Festas do Barreiro, continuo a pensar que está em aberto a discussão e reflexão sobre o «modelo» das Festas.
A existência de um tema anual tem que ser fortemente divulgado e atempadamente divulgado para lhe dar uma dimensão de atractividade temática.
Mas, a sensação que se fica é que as Festas continuam a carecer de uma «identidade», pois, este «modelo» dando-lhe urbanidade, não lhe dá identidade.

4 min de leitura
Diz que é uma espécie de BLOGUE DE NOTAS do Barreiro ETAR Barreiro / Moita vai ser promovida uma acção pioneira de reutilização das águas

Por Jornal Rostos

ETAR Barreiro / Moita promove acção pioneira de reutilização de águas

Está em fase de conclusão a construção da ETAR BARREIRO / MOITA, uma obra imponente que se ergue, ali, na freguesia do Lavradio, em terrenos localizados entre os dois concelhos Moita e Barreiro.
Esta obra vai ser um passo importante para que se concretize o melhoramento das condições ambientais do Rio Tejo.
Um registo de salientar é, de facto, a acção pioneira de instalação de uma linha que irá permitir, no futuro, a reutilização das águas que resultam do tratamento dos efluentes, desinadas a acções de rega ou de limpeza de espaços públicos.
Por essa razão, em simultâneo com a instalação da rede de saneamento a SIMARSUL está a intsalar uma rede, em sentido contrário, destinada a transportar as águas tratadas na ETAR para o centro urbano.

Festas do Barreiro / MEI consolidar um projecto

O actual «modelo» de Festas do Barreiro/ Mostra Empresarial e Institucional, foi um projecto que começou a ganhar forma na gestão do Partido Socialista e que, de alguma forma, tem vindo a ser consolidado e dinamizado pela gestão CDU.
A sensação que se fica é que as Festas do Barreiro, apesar de tudo, continuam à procura de um «modelo», uma referência que seja o «leit motiv» para que se afirmem para além do mero cumprimento de um calendário, uma coisa que tem que ser feita, porque é necessário fazer, porque faz parte de uma dinâmica histórica da vida local.
Nota-se que há uma vontade e um esforço no sentido de manter as Festas, de renovar, de introduzir acrescentos, e, naturalmente, que as dificuldades económicas não ajudam a dar um salto, usando as Festas como um factor de “comunicação” e uma referência para afirmar o Barreiro na região.
Continuo a pensar que está em aberto a discussão e reflexão sobre o «modelo» das Festas.
A existência de um tema anual tem que ser fortemente divulgado e atempadamente divulgado para lhe dar uma dimensão de atractividade temática.
Mas, a sensação que se fica é que as Festas continuam a carecer de uma «identidade», pois, este «modelo» dando-lhe urbanidade, não lhe dá identidade.
Por outro lado, parece que existe uma «recusa» subconsciente, de valorizar uma das suas componentes históricas, na qual reside as suas verdadeiras raízes, ou seja, ter a coragem de potenciar a sua dimensão em «Honra de Nª Srª do Rosário», como afirmação das Festas na região e no país.

«Rostos Noticia» dedicado ao Lavradio

Pela primeira vez editámos um Suplemento do jornal “Rostos” dedicado exclusivamente ao Lavradio.
A edição foi muito bem recebida e sentimos, da parte dos agentes económicos locais, uma boa receptividade para darmos início à edição deste Suplemento, de dois em dois meses.
Estamos a trabalhar nesse sentido e tudo faremos para que este seja o reiniciar do projecto «Rostos Noticia» que, igualmente iremos avançar, regularmente, na freguesia de Coina, contando com a parceria da Junta de Freguesia de Coina e na freguesia do Barreiro, onde contamos com a parceria da Junta de Freguesia do Barreiro.
Igualmente, este ano, pela primeira vez, iremos editar um Rostos Noticia, no concelho de Palmela e vamos manter a edição de Rostos Noticia, na Moita, onde também estamos a trabalhar, para dar inicio à produção regular, começando num projecto que, já abordámos, será no âmbito de uma parceria com a Junta de Freguesia da Baixa da Banheira.
Como dizia o poeta; “Isto vai amigos, isto vai…”

S.P.

Publicidade

Notícias relacionadas

Publicidade

Notícias por secção