Saltar para o conteúdo
Colunistas

Se no hay, soy contra!Por Nuno Santa Clara
Barreiro

Ser contra é um velho hábito, e não apenas ibérico. Diria mesmo que é um hábito saudável, uma vez que é, por natureza, inimigo do conformismo, e este tem sido sempre o grande travão do progresso da Humanidade.

4 min de leitura
Se no hay, soy contra! Por Nuno Santa Clara Barreiro

Por Jornal Rostos

Julgo que todos conhecemos aquela história, de pendor nitidamente anarquista, de um espanhol que chega a uma terra, para ele desconhecida, e pergunta:
Hay gobierno? Se hay, soy contra!
Ser contra é um velho hábito, e não apenas ibérico. Diria mesmo que é um hábito saudável, uma vez que é, por natureza, inimigo do conformismo, e este tem sido sempre o grande travão do progresso da Humanidade.
Daí que somos contra, e ser contra, em certas circunstâncias, tem mais significado do que ser a favor. Quando, por qualquer razão, se entra num marasmo, é natural que surja um movimento “contra”, ainda que isso represente desafiar os poderes estabelecidos, o que, no caso de um regime ditatorial, pode ser complicado.
A minha geração ainda se lembra do que era ser “contra” durante uma ditadura – ou como se dizia à época, ser da Oposição.
Este nome diz tudo: oposição. Era opor-se a um estado de coisas. Mas não explicitava qual era o novo sistema pretendido. Daí que esses movimentos de oposição, como o nosso, venham a constituir-se por pessoas de várias tendências, cujo cimento comum é simplesmente “ser contra”.
Já é um avanço, mas essa pretensa unidade não resiste à queda do motivo que levou à união. Recordar-se-ão decerto do sentimento generalizado de admiração e até de receio que provocou na opinião pública portuguesa a proliferação de partidos políticos imediatamente após o 25 de Abril de 1974, tendo chegado a várias dezenas. Receios infundados: nada mais natural do que essa explosão de ânsia participativa, após meio século de privação de direitos políticos básicos. E ninguém pareceu lembrar-se da génese dos partidos políticos atualmente existentes nas Democracias mais consolidadas, como a inglesa ou a americana, e do longo processo que os levou até ao estado atual – inclusive a criação e a desaparição de partidos à época tidos como sólidos.
Toda esta dinâmica começa por um “soy contra”, mas deve terminar pelo programa definido. Claro que aqui surgem as divergências, mas a alternativa é um cheque em branco passado aos novos líderes.
É uma tentação grande: entregar o poder a um homem providencial. Nada de programa político: na dúvida, aplica-se o que os nazis chamavam o fuhrerprinzip, que pode traduzir-se livremente por “o chefe tem sempre razão”. Curiosamente, esta tentação não é exclusiva de regimes ditatoriais. A chegada ao poder do General de Gaulle, em França, é também um exemplo da busca de um homem providencial: foi nomeado pela Assembleia Nacional, fora do quadro dos partidos políticos, e governou enquanto teve uma maioria indiscutível e democraticamente expressa, a sua única maneira de entender o exercício do cargo de Presidente da República: todo o Poder, ou nenhum Poder.
Algo semelhante poderia ter novamente sucedido em Portugal, quando o General Spínola pretendeu liderar a Junta de Salvação Nacional sem atender ao Programa do MFA. Não fora a oposição do Movimento, e teríamos entrado numa deriva de poder pessoal.
Mas aqui estamos, a contas com partidos mais ou menos consolidados e a contas também com um sucessivo desencantamento dos cidadãos pela Coisa Pública, aquela Res Publica criada pelos Romanos e que esteve na origem da sua grandeza.
A aproximação das eleições legislativas deveria levar a que, nos partidos, se aprofundasse o debate das ideias e o lançamento dos programas; e, no comum dos cidadãos, a uma procura de informação e sobretudo a uma participação nesse debate que, aparentemente, não se está a verificar.
Será que os cidadãos deste País abdicaram definitivamente de escolher o seu próprio destino?
Será que escolheram definitivamente a via da menoridade, delegando as suas escolhas em pessoas indubitavelmente competentes e interessadas e, porque não dizê-lo, profissionalizadas, para realizar os seus projetos? E não é isso que se faz noutras áreas, como na atividade económica?
Só que, como os gestores públicos ou privados, os eleitos tendem a levar a sério essa confissão de menoridade, seja dos acionistas, num caso, seja dos eleitores, no outro, e deixar de prestar contas a quem os elegeu. Como os reis absolutistas, que só reuniam as Cortes para serem aclamados ou para lançar mais impostos; mudando o Direito Divino da Monarquia para a divina desistência desta Democracia, o resultado parece ser o mesmo…
Sendo assim, não admira que a apresentação de programas esteja desvalorizada. Até a sua ausência teria uma vantagem: não havendo promessas eleitorais, não haveria perigo do seu não cumprimento.
Mas não para mim. Independentemente de qual seja o partido, parafraseando o tal espanhol,
“se no hay programa, soy contra”.

Nuno Santa Clara

Publicidade

Notícias relacionadas

Publicidade

Notícias por secção