Saltar para o conteúdo
Colunistas

O ritualPor Jorge Fagundes
Barreiro

Na verdade, e as imagens existentes são bem claras, nessas multidões não esteve, seguramente, nenhum daqueles milhares de portugueses que, de norte a sul, vão diariamente tomar uma refeição nas Misericórdias e em outra instituições. Nem daqueles que, por vergonha, ainda não cairam nesse campo e passam, entre as suas quatro paredes, muitas privações e provações.

4 min de leitura
O ritual Por Jorge Fagundes Barreiro

Por Jornal Rostos

Com a pompa e a circunstância cada vez mais esbatidas pelo decurso dos tempos, lá se comemoraram os tradicionais 25 de Abril e 1º. de Maio.
Com essas datas se entrecuzaram dois factos que deram origem a inúmeros comentários e análises de cariz mais diverso, aqui e além reveladores da velha pecha do deixa-me lá aproveitar isto para puxar a brasa à minha sardinha.
Como segue: a ausência, nas cerimónias oficiais, muito em particular na Assembleia da República, da Associação 25 de Abril e o, aparente, bem conseguido golpe publicitário dos mercados Pingo Doce.
Como é sabido, e embora haja sobre o caso várias versões, a determinada altura do dia 25 de Abril de 1974 apareceram
cravos vermelhos nos canos das armas empunhadas por vários dos soldados participantes. E por isso, a nível nacional e internacional, se passou a apelidar aquele golpe militar de Revolução dos Cravos.
Flor essa, daquela cor, que se tornou um símbolo.
Mas, como e bem o escreveu, há séculos, Luís de Camões, "mudam-se os tempos, mudam-se as vontades".
Bem vistas as coisas, nestes decorridos trinta e oito anos, quantas e quantas vontades não se mudaram?
Para pior, dirão uns; para melhor, dirão outros. Paradoxalmente, com razão das duas partes, uma vez que os ideais de qualquer revolução, se se estagnarem no tempo, estarão fatalmente condenados.
Mas, voltando à "falta de comparência" dos militares de Abril na sessão comemorativa da Assembleia da República, olhando aqueles cravos quase a cem por cento exibidos pelos deputados e pelos membros do Governo, e recordando as medidas que, uns e outros, têm tomado, ou não tomado, não é que se fica com a desagradável sensação que a
maior parte daqueles cravos vermelhos, símbolos de Abril, foram reciclados?
Quanto ao 1º. de Maio, tudo como dantes. Exceptuando o 1º. de Maio de 1974, esse, sim, um dia de verdadeira e expontânea comemoração do povo português. Apenas bastou um escasso ano para que tudo se desfizesse e se acentuassem as divergência ideológicas.
E, desde então, sendo todos trabalhadores, vá de reparti-los: a Intersindical por um lado e a UGT por outro, sem esquecer o cada vez maior número de indiferentes.
Ora, vendo as milhentas fotos dos desfiles do 1º. de Maio, desde logo ressalta um pormenor: há anos que muitos dos protagonistas das primeiras filas são os mesmos, E como estão a ficar velhotes! O que é humano e natural. Mas, perfilhando, como constantemente apregoam, via discursiva ou via dos mesmissimos e repetitivos slogans, um modelo de sindicalismo dos fins do século dezanove, princípios do século vinte, estão, além de velhos na idade, cristalizados no pensamento.
E aqui entra o Pingo Doce e a sua campanha que assentou em, pelo menos, dois factores. Em primeiro lugar, na fraqueza dos sindicatos perante os trabalhadores, que dizem representar mas que, na sua esmagadora maioria, não aderiram à greve e, em segundo lugar, e principalmente, na ganância de muitos portugueses.
E não venham tentar dizer-nos que foram os pobrezinhos e esfomeados que se aproveitaram da situação.
Na verdade, e as imagens existentes são bem claras, nessas multidões não esteve, seguramente, nenhum daqueles milhares de portugueses que, de norte a sul, vão diariamente tomar uma refeição nas Misericórdias e em outra instituições. Nem daqueles que, por vergonha, ainda não cairam nesse campo e passam, entre as suas quatro paredes, muitas privações e provações.
E que não possuem, longe disso, pelo menos cem euros para gastar em campanhas habilmente ditas como dirigidas a quem tem menos recursos. Mas estiveram lá, e até se vangloriaram, indivíduos que gastaram mais de mil euros (!) em compras. Além daqueles, como o consta, que, como pequenos comerciantes preconizam o encerramento aos domingos e feriados das grandes superfícies, mas que bem se aproveitaram para fazer compras mais baratinhas para, em revenda, facturarem os artigos com maiores lucros!

Jorge Fagundes

Publicidade

Notícias relacionadas

Publicidade

Notícias por secção