Saltar para o conteúdo
Vida

Universidade Politécnica de SetúbalAadere à FOUP - Rede Global de Universidades pela Paz

A Universidade Politécnica de Setúbal (UNIPS) passou a integrar oficialmente, a partir desta semana,  a FOUP – Rede Global de Universidades pela Paz, sendo uma das seis instituições de Ensino Superior portuguesas aderentes.

2 min de leitura
Universidade Politécnica de Setúbal Aadere à FOUP - Rede Global de Universidades pela Paz

Por Jornal Rostos

Criado no Brasil, em 2024, este movimento internacional está hoje presente em mais de 20 países, reunindo perto de 190 instituições, entre universidades, organizações da sociedade civil e órgãos governamentais, que partilham a mesma missão de promoção da paz e construção coletiva de novos caminhos para a transformação social.


Com esta adesão, a UNIPS compromete-se a contribuir, à escala global,  para a promoção de uma cultura de diálogo, de cooperação académica, de educação para a paz, Direitos Humanos e sustentabilidade, e para a construção de sociedades mais justas, solidárias e pacíficas.

“As universidades têm um papel importante na construção da paz, não apenas pelo conhecimento que produzem, mas também pela capacidade de promover o pensamento crítico, o respeito pela diferença e o diálogo. Ao integrar a FOUP, a UNIPS reforça a possibilidade de partilhar experiências internacionalmente e desenvolver, em conjunto com outras instituições, respostas a desafios que exigem uma ação coletiva”, afirma Ângela Lemos, reitora da UNIPS.

Tendo como objetivo geral “promover diálogos, investigação e ações pela paz, desprovidos de interesses político-partidários, religiosos e/ou ideológicos”, a rede é a entidade coordenadora de iniciativas como o Centro Internacional de Estudos e Pesquisas Avançadas para a Paz e a Inovação (CIEPI), o Banco de Boas Práticas de Paz, e os programas Jovens pela Paz e Cidades Amigas da Paz.


Face a contextos sociais “gradualmente mais complexos”, a FOUP considera cada vez mais urgente e necessário o contributo das instituições de Ensino Superior “que, por essência, são espaços de produção de conhecimentos, fortalecimento comunitário e de promoção de Direitos Humanos”.

Publicidade

Notícias relacionadas

Publicidade

Notícias por secção